SERRA PENEDA [Trilho Caminhos Pão, Caminhos Fé]

Este trilho, ou melhor estes dois trilhos se assim quisermos, seguem antigos caminhos de acesso aos campos em volta da vila do Soajo e de romagem de peregrinos para os vários destinos religiosos a norte: Sra. Peneda, S. Bento Cando, Santiago Compostela….

Se unirmos os dois percursos temos uma volta em oito com cerca de 10.3 quilómetros. Se os fizermos separados temos um percurso longo com 5.4 kms e um curto com 4.9 kms. De uma forma geral os trilhos (em 2019) estava bem marcado sendo que a partes que levantam mais dúvidas são logo à volta do Soajo

De qualquer forma acho que vale a pena juntar os dois (a distância não é nada de especial e o desnível também não) aproveitando o interesse do conjunto.

Sugiro iniciar pelo percurso longo subindo o caminho central até à zona mais alta (e que depois segue para a Sra. da Peneda) descendo depois pelos caminhos por onde também se encontra marcado o GR 50 que atravessa o parque. Um pouco mais a baixo entramos a estrada, que liga o Soajo às aldeias mais altas da serra, para logo a seguir nos desviarmos para o interior da vila novamente através de antigos caminhos. Ao longo de todo o percurso encontramos muitos antigos abrigos de pastores que nos mostram que as distâncias eram vistas de forma muito diferente de hoje em dia.

Ao chegarmos ao Soajo voltamos a retomar o mesmo início da subida do percurso anterior até encontrarmos o primeiro desvio à direita. Este início (percurso curto) é mais suave e com menos inclinação.

Este percurso é também muito diferente (até agora!) em termos de cobertura vegetal. Com muito mais arvores é mais agradável para os dias de sol. Também existe uma cascata onde vale a pena perder algum tempo durante o período em que a água permite uns banhos.

O percurso segue agora até à parte superior, onde encontramos algumas casas, para descer agora pela parte do caminho que subimos no primeiro percurso até à vila do Soajo.

Carta militar nº 17


Descrição GPS Folheto