SERRA PENEDA [trilho curro da velha]

O trilho do Curro da Velha realiza uma volta circular em torno de algumas das aldeias mais isoladas de Castro Laboreiro junto ao rio do mesmo nome.

Com início junto às ruínas da casa florestal de Pousios sobe de seguida em direcção à parte alta da serra existente até à Sra. da Peneda. É evidente a importância deste caminho de ligação com este santuário através do trabalho de calcetar grande parte do percurso.

Este trilho teve grande com grandes problemas de marcação e limpeza, mas à data que o realizei (Outubro 2019) está muito bem marcado e mantido. Sem as marcações existiam zonas na parte superior e fora do caminho empedrado, em que não seria fácil dar com a continuidade do trilho.

Apesar de se chamar do Curro da Velha as marcas não nos levam mesmo a este curral. Passamos perto mas é necessário realizar um desvio, o que efectivamente é uma pena.

Iniciamos a descida para Ribeiro de Baixo através de um evidente trilho usado pelo gado. Passamos pelo curral de Chão da Roca para continuar até às casas já próximo do rio de Castro Laboreiro.

É curioso ver os terrenos usados na margem contraria do rio, uma demonstração que aqui, e outros tempos, a fronteira era uma marca no papel.

O trilho continua perto da margem do rio através de um caminho que o segue até encontrarmos um marcado vale com uma linha de agua, que atravessamos, para subirmos a encosta contrária. Continuamos até à povoação de Pousios, para seguir agora pela estrada até encontrarmos novamente a casa florestal.

Carta militar nº 9


Descrição GPS