SERRA GERÊS [PR 10 Trilho da Preguiça]
Situado a 4 kms acima das Caldas do Gerês, na direcção à Portela do Homem, o Trilho da Preguiça dá-nos uma visão diferente de quase todos os outros trilhos marcados do Gerês. Percorrendo a encosta do Arnado andamos por entre antigos carvalhais e bosques que são uma representação viva da antiga cobertura existente em todo o norte de Portugal.
Sendo um trilho curto, fácil e com diversas escapatórias é aconselhável a famílias e grupos similares permitindo conhecer um Gerês diferente das montanhas e granitos agrestes das zonas superiores da serra.
Bem marcado e limpo (em Janeiro 2019) este percurso vem indicado no folheto como sendo ser três percursos independentes quando efectivamente o que existe são ligações na diversas partes do mesmo. Também encontramos uma diferença na distância sendo o nosso valor cerca de 1500 metros menor do que o mencionado no folheto de divulgação do trilho.
Como quase toda a sua totalidade é coberta por árvores e obtém sombra pelo vale encaixado que percorre pode ser interessante para dias mais quentes onde, para além da sombra, a frescura dos diversos ribeiros que o atravessam permite, e convida, a diversas pausas ao longo do mesmo.
Iniciamos o percurso fazendo uma pequena subida ao miradouro que nos permite ter uma visão de todo o vale desde Leonte até à barragem da Caniçada e todo o ambiente que iremos percorrer. Depois de contornar a casa abrigo da Preguiça, uma das poucas que permanece habitada, começamos por subir até à zona mais alta e que nos permite ver todo o maciço do Pé-do-Cabril.
A seguir desce para cruzar a estrada que liga as Caldas do Gerês à Portela do Homem, e subir as margens do Rio Gerês até à Cascata de Leonte passando por um curral com o seu abrigo característico. Volta a descer pelo mesmo caminho até, pouco antes da estrada que atravessamos, desviar à direita e passar a ponte na base da Cascata da Ribeira da Laja.
Continuamos a descer até ao Rio do Gerês para fazermos a última subida novamente até à estrada.