SERRA GERÊS [Trilho das Silhas dos Ursos]
Este pequeno percurso leva-nos a conhecer as silhas, locais de protecção dos cortiços das abelhas dos predadores existentes nessa altura: os ursos.
Este locais foram construídos nos séculos XV / XVII pelos habitantes locais.
O percurso tem umas excelentes vistas para o vale de Caldas do Gerês, e para a serra do Gerês propriamente dita.
Quando o realizamos, em Fevereiro de 2019, o trilho estava mais ou menos bem marcado e conservado, mas com algumas falhas essencialmente no início.
Ele tem início na casa florestal da Junceda ao que chegamos através de um estradão que inicia na estrada que liga o campo do Gerês às caldas do Gerês. No entanto existem anos em que não se consegue fazer este estradão pelo mau estado do mesmo. Nessa altura é necessário contar com mais os cerca de três quilómetros que este tem.
Depois de sair da Junceda passamos pela bica de água existente a norte das casas, e continuamos nesse sentido. Pouco depois viramos à direita para passar uma linha de água.
Após de descer um pouco encontramos primeira das silhas construídas no cimo de um grande bloco de rocha. Continuamos e passamos por um cruzamento à esquerda para iniciar a descida. Passamos outra linha de água e encontramos a segunda silhas á esquerda. Esta é bastante mais elaborada, construída com blocos de pedra e de forma circular.
Regressamos ao cruzamento anterior para agora seguir pela direita em direcção ao prado de Gamil. Deste temos uma excelente vista sobre a Serra Amarela, a barragem de Vilarinho das Furnas e o Campo do Gerês. Um pouco antes deste prado encontramos uma fonte de água onde podemos abastecer-nos.
Regressamos pelo mesmo caminho até ao desvio para as silhas para, desta vez, seguir directamente para a casa abrigo da Junceda onde termina o percurso.
Carta militar nº 30