VALE BUJARUELO – PIRINEUS [pelo caminho velho e regresso]

Pode-se chegar a San Nicolas de Bujaruelo de carro através de um estradão de terra batida. No entanto subir este vale a pé, pelo menos uma vez, é indispensável. Para quem está a realizar o famoso GR11 este vale, por onde corre o rio Ara, faz parte da etapa que liga o refúgio de Goriz a Bujaruelo ou vice-versa.
O percurso quase não tem desníveis e é uma excelente opção para quem, como nós, queria descansar mas não ficar sem fazer nada. Aconselho a fazer a ida e a volta alternando as margens do rio. Subir seguindo inicialmente o estradão até à ponte de Santa Elena e depois pelo caminho do GR, para a seguir descer pelo estradão até ao mesmo local para continuar pelo GR.

Desta forma teremos uma visão mais abrangente de todo o vale. Entanto o caminho do GR é muito fechado e coberto pelas árvores e estradão permite-nos ver toda a envolvencia.

O caminho não tem que enganar, mesmo a parte do GR11. Está bem marcado e é apto para todos. Na subida teremos que ter em atenção para não seguir o caminho que sobe para a Faja del Coreador que nos surge um pouco depois da ponte da Sta. Elena. No regresso o único local a ter mais atenção é o passo de Escala equipado com umas correntes onde nos poderemos apoiar.

Em San Nicolas de Bujaruelo encontraremos um parque com uma das melhores vistas com que podemos acordar, e um excelente refugio onde podemos comer uns óptimos bocadilhos

Seguindo o caminho da forma que proponho iremos sair do GR11 umas centenas de metros abaixo da ponte de Los Navarros onde iniciamos.
Alerto que não é possível deixar o carro no inicio que coincide com a barreira da entrada no vale de Ordesa. Existem duas opções: usar um parque logo a seguir ao desvio para o parque de campismo de San Anton (que fica um pouco longe) ou subir um pouco o estradão com o carro deixando num pequeno parque que existe umas centenas de metros acima. Nesta segunda opção teremos que subir o estradão no final mas ficará mais próximo.


Descrição Mapa GPS

Tags: