ALTO DE CUBIL DEL CAN [corredor ENAM ou Superman]
O corredor ENAM, ou Superman como é habitualmente conhecido, situa-se no cimo do vale de Vega de Naranco, a norte da montanha Palentina. Esta zona tem montes de possibilidades e foi palco de intensa actividade à uns anos e a Escuela Cántabra de Alta Montaña usava-a como local habitual para os cursos de alpinismo o que deu origem a abertura de muitas das linhas.
O corredor Superman é um corredor acessível que sobe as paredes do Alto de Cubil del Can, pico situado no conjunto conhecido pelos Altares.
Vermelho – Acesso de Llanaves de la Reina |
Azul – Acesso de Puerto S.Glório |
Verde – Diversas descidas |
O acesso pode ser realizado saindo de Llánaves de la Reina ou do Puerto de San Glorio. Apesar de pelo Puerto de San Glorio o acesso ser relativamente mais curto e rápido, nós optamos por subir o vale de Vega de Naranco pois fomos dormir perto do refugio de Tajahierro (cerca de 35 minutos de caminho). Este refugio é privado e com regras que não permitem a dormida individual. No entanto existem alguns abrigos de pastoreio abertos (e onde devemos ter todo o cuidado de deixar tal e qual o encontramos ou melhor) e uma enorme área onde é possível bivacar.
Para alcançar o corredor desde o sitio onde dormimos seguimos o estradão que passa no refugio e que sobe a meia encosta em direcção ao Boquerón de Bobias. Quando o estradão termina cortamos à esquerda em direcção à base da parede. Quem vem do Puerto de San Glorio desce do Collado de Robadorio para o inicio do corredor.
Panoramica do Alto Cubil del Can
O corredor tem cerca de 250 metros o que nos deu cerca de 4 lances de 60 metros. Fruto do anticiclone que atingiu o inicio do ano de 2022 encontramos a via um pouco mais dura do que habitual, com gelo em algumas partes e o resto em neve dura. No entanto ela não passa uns 60º logo no primeiro ressalte, que encontramos completamente seco e que deu um IIIº.
Apesar da rocha lateral ser o estranho conglomerado ao qual estamos pouco habituados, e onde por vezes é difícil de proteger, encontramos sempre possibilidade para pelo menos montar boas reuniões ao longo de todo o corredor. De qualquer forma uma estaca ou ancora de neve pode dar jeito.
Os restantes lances são mantidos e andam entre os 45-55º. O corredor termina a uns 300 metros do cume do Alto de Cubil del Can ao qual podemos subir através de uma larga pala de neve.
Para descer a opção mais curta (caso esteja em condições e não haja muito gelo) é descer num canal uns 200 metros abaixo da saída e que é bem identificável quando fazemos a aproximação. A outra solução é descer até ao colo de Boquerón de Bobias para passar de novo para o vale. Depois de regressarmos novamente ao vale é possível seguir um caminho de regresso ao Puerto de San Glorio (com placas) ou descer o vale até Llánaves de la Reina como nós fizemos.