PEÑA UBIÑA [corredor do pilar]
O corredor do Pilar situa-se na face sul da Peña Ubiña numa vertente cortada por alguns esporões e canais. Dada a sua orientação é necessário que as temperaturas estejam bem baixas e estáveis ao longo do dia para que não afundemos na neve fofa. Esta vertente não é, em principio, uma das escolhas para os dias mais quentes e longos do inicio da primavera.
O acesso é feito pela vila de Torrebarrio subindo o estradão de terra batida que ascende até ao Collado de Llanaday. Aqui, e quando já estamos próximo da base do esporão oeste, saímos à sua direita, Deste local, e através de um caminho pouco marcado, mas assinalado por mariolas, subimos até à base do evidente pilar sul onde encontraremos o corredor à sua direita (+/- 1h30 – 1h45).
O seu percurso decorre junto ao pilar sul com alguns ressaltes que estando secos podem apresentar dificuldades até IIIº. As rampas de ligação entre estas zonas apresentam inclinações entre os 40º e os 55º. As maiores dificuldades situam-se na parte superior onde encontramos um passo de III+º para contornar pela esquerda um bloco que bloqueia a passagem (um pitão).
Ao chegar ao cimo do corredor resta-nos continuar pela aresta do esporão oeste até alcançarmos o cimo do canal sul que podemos usar como descida. Estando esta canal seco aconselho a descer pela aresta sul (via normal desta face marcado com mariolas) que nos deixará no Collado del Ronzon. Esta descida é mais confortável do que a cascalheira do canal sul.
Só nos falta descer pelo caminho que acompanha a encosta do esporão oeste até atingirmos novamente a base da via e o regresso aos carros.
Alojamento:
– Outros