PICO TESORERO – Picos Europa [Via normal em esquis]

Considerado por muitos como o coração dos Picos da Europa. No seu cimo cruzam-se os limites de Leon, Astúrias e Cantábria. De forma cónica este pico tem umas espectaculares vistas para todo o maciço central.

Sem ser uma ascensão complicada no verão, no inverno as dificuldades podem aumentar consideravelmente. A subida através das suas palas finais de neve e gelo de 30º, não sendo especialmente difíceis, são expostas durante a descida. Apesar de ser uma actividade de alpinismo usamos a classificação MIDE que achamos se enquadra perfeitamente.

O ponto de partida é a estação superior do teleférico de Fonte Dé. Dai segue-se uma pista (que no inverno habitualmente encontra-se coberta pela neve) em direcção à base de Peña Olvidada. Mantendo o seu paredão do nosso lado direito vamos atingir uma zona mais estreita, La Vueltona, de onde sai o caminho para as minas de Altaiz. Para o Tesorero mantemos o contraforte de Peña Vieja à nossa direita.
Perto do desvio para a ascensão para esta peña o caminho sobe bastante e começamos a ver a cúpula do refugio da Cabaña Veronica, um exemplo de reciclagem (trata-se de parte de uma estrutura de um barco). Este refugio foi guardado até à cerca de três anos pelo Mariano, talvez o mais antigo (e não de idade) guarda de refugio de Espanha. Durante mais de 20 anos viveu neste abrigo de pouco mais de cinco metros de diâmetro prestando auxilio e apoio a todos os que passavam neste local.
A partir do desvio para Peña Vieja o caminho torna-se muito mais horizontal vai subindo para passar na base dos Horcados Rojos. Nós seguimos em direcção ao colo que desce para o Jou de Los Boches e contornando a base sul do Tesorero vamos subindo suavemente até atingir a sua face oeste.
Nesta face existem uns blocos, que ficam à vista durante o inverno, e que demarcam uma ligeira aresta. Depois as alcançar subimos através delas. Durante a nossa subida a neve estava fofa e aquecida pelo sol mas é precisamente em toda esta zona, pala e aresta, que podermos encontrar coberta de neve dura ou gelo tornando a ascensão muita mais delicada. Depois de passarmos a ultima parte de neve alcançamos o cimo.

O regresso é feito pelo mesmo caminho da subida.


Croqui Mapa GPS Google Earth

Tags: