SERRA GERÊS [Pitões-Fonte Fria-Barragem Paradela-Pitões]

Este percurso começa em Pitões seguindo para norte em direcção à fronteira. A partir daí segue a linha de fronteira subindo para o Penedo da Pizarra e percorrer alguns estradões que a seguem. Ao chegar à Lomba contorna-se o Coto das Gralheiras descendo ao vale do lado português, por um caminho nem sempre evidente, para voltar a subir e retomar a linha da fronteira logo à frente.

A partir desta altura a cumeada torna-se mais larga e mais fácil de seguir. As vistas são espectaculares, quer para o lado português quer para o lado espanhol. Passamos os Cotos da Fonte Fria e o Cabeço de Felgueiras e seguindo até aos Cabeços de Mação. Daqui descemos pelo esporão até ao fundo do vale chegando ao prado da Currachã.

Deste seguimos o ribeiro de Teixeira, pelo seu lado esquerdo, passando perto da capela de S. João, até às Voltas do Pala Serra. Seguindo o estradão a partir de daí, passamos pela ponte do Ribeiro de Beredo (que desce das fraldas de Pitões), para iniciar a ingreme subida até à Portela da Fairra.

Vista de parte da travessia

Aqui podemos ver uma protecção para as colmeias de abelhas, reconstruída para a passagem de um PR. Daqui seguimos o caminho que segue para norte, e que tem o sinal de “caminho a não seguir”, para percorrer um delicioso caminho a meia encosta que segue até à cascata, já perto de Pitões. Daqui só nos falta subir até à aldeia e aproveitar para dar uma vista de olhos no conhecido mosteiro.


Descrição GPS