POINTE LACHENAL [travessia]


       

Esta travessia está situada no maciço do Monte Branco perto de Chamonix. Dada a curta aproximação e rápida possibilidade de retirada é uma excelente opção para aclimatar ou em dias com a previsão incerta ou menos boa. É uma boa actividade para juntar com a aresta das Cosmiques (sempre que não exista muita gente na aresta, algo difícil nos últimos anos!!).

 

 

 

APROXIMAÇÃO

A Pointe Lachenal situa-se na proximidade da base do Monte Branco do Tacul. Para nos aproximarmos subimos de Chamonix no teleférico da Aiguille du Midi. Convém verificar a forma de compra dos bilhetes e sua validação (é possível ser online) de forma a tentarmos subir num dos primeiros teleféricos. Depois de fazermos a descida desde a Aiguille du Midi até ao Vallé Blanche seguimos para a Pointe Lachenal, bem visível à esquerda do Triangule du Tacul. Também é possível ficar do dia anterior no refúgio des Cosmiques, algo que só é aconselhável para quem já tem alguma aclimatação devido à altitude onde ele se situa.

 

 

PERCURSO

Chegando à primeira rampa à esquerda da Pointe Lachenal subimos para atingir a aresta (+/- 40º). Seguimos esta sobre a direita até atingir uma zona de misto onde iremos procurar o melhor percurso para atingir o seu cimo. Aqui vamos contornando blocos para atingir o rappel (dois parabolts) situado abaixo do bloco mais alto. Para o alcançar é melhor contornar pela esquerda.

Fazemos agora dois pequenos rappeis de cerca de 15 metros cada um. O primeiro até à base da parede onde saímos e o segundo até um bloco com uns cordinos (possível reforçar). É possível fazer só um rappel longo mas devido aos ângulos a corda pode ficar demasiado curta para atingirmos o bloco mencionado.

 

 

Realizamos agora uma travessia para a direita pela pala que contorna a zona de rocha superior até atingirmos o colo antes da chaminé. É aqui que podemos descer caso a chaminé não esteja em condições (demasiado calor para segurar os blocos ou neve que não permita escalar) . Aí descemos ao glaciar para contornar o esporão de rocha onde a chaminé se situa e alcançarmos a rampa de descida da Pointe Lachenal.

Se optamos pela chaminé podemos alcançá-la seguindo o colo e atingir a evidente base. A chaminé não és especialmente difícil (alguns passos de IV/IV+ com botas, ou botas e crampons se houver neve/gelo) e é facilmente protegível, pelo que podemos reforçar com mais friends que os indicados se queremos estar mais à vontade. A reunião monta-se mesmo na saída da chaminé o que permite acompanhar o segundo. Também existe reunião equipada mais afastada mas não acho que haja necessidade de espaçar tanto.

 

 

Daqui resta-nos subir umas dezenas de metros para estar do cume da Pointe Lachenal.

Para descer seguimos a aresta com tendência para o colo com a pendente do Monte Branco do Tacul, tendo em atenção aos seracs que lá existem e a rimaya da pendente que descemos.

Só temos que realizar o caminho de regresso à Aiguille du Midi e toda a subida até à entrada da estação do teleférico.

 

 

Info

Teleférico – Em 2024 era possível reservar o teleférico no dia anterior através do site mas era sempre necessário ir às bilheteiras para marcar a cabine de subida.

Previsão Meteorológica