SERRA GERÊS [Trilho dos Currais]
Não sendo propriamente um habitual dos PR, aproveitei a necessidade de relembrar algumas passagens nesta zona e realizei este. Podemos encontrar o folheto no site da Câmara de Terra de Bouro.
O Trilho dos Currais é um percurso de PR que ao longo de menos de 10 kms percorre a encosta sobranceira das Caldas do Gerês. Inicia junto ao parque de campismo e sobe até ao primeiro planalto da serra.
Durante este trilho passa-se em três currais do Baldio de Vilar da Veiga: Curral da Espinheira, Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro. A sua principal dificuldade é a subida inicial, de cerca de 500 metros, nos 4 km iniciais.
Depois de atingir a zona alta do trilho este vai calmamente até à Pedra Bela para, a partir, daí descer abruptamente até às Caldas do Gerês. Contrastando com o que percorremos até essa altura, a partir daqui o trilho perde interesse e segue por alguns estradões de terra, algo sujos e nem sempre lógicos. Eu já tinha feito a descida desde o Curral da Espinheira passando pela Pedra Bela à cerca de 10 anos. Nessa altura descíamos no meio de um pinhal até às Caldas do Gerês. Agora, e depois do incêndio que queimou toda esta encosta, a descida perdeu grande parte da sua beleza.
Este trilho vale especialmente pela sua subida (ou descida se o fizermos no sentido inverso) e por toda a parte entre um pouco antes da Pedra Bela e os três currais onde passamos. É um bom percurso de aproximação à Serra do Gerês e para fazer entre o outono e a primavera já que a parte entre a Pedra Bela e as Caldas do Gerês é muito exposta ao sol o que torna este bocado extremamente quente.