SERRA PENEDA [Trilho do Ramiscal]
Trata-se de um pequeno trilho que usa os antigos caminhos de ligação entre as povoações de Vilela Seca, Lordelo e a branda do Rodrigo. Esta branda esta localizada tão próximo de Lordelo que quase parece pertence-lhe.
Este trilho, em Julho de 2019, está extremamente mal marcado, essencialmente na sua parte inicial. Dado que se verifica uma limpeza dos matos na zona mais alta do mesmo esperamos que esteja para breve a sua recuperação.
Dado estar localizado um pouco fora dos sítios habituais este trilho fica um pouco esquecido em relação a outros em áreas mais visitadas, como Soajo ou Mezio.
Saímos pela parte alta de Vilela Seca (melhor deixar o carro no cruzamento de acesso à povoação) para seguir um caminho existente logo por cima de uma casa na parte mais alta. Seguimos o caminho que contorna pela direita a elevação acima de Vilela Seca até alcançarmos mais uma casa de guarda abandonada. Seguimos pelos terrenos da direita para continuar por um caminho sobranceiro ao rio Ramiscal.
Quando o caminho segue mais ou menos horizontal temos de ter em atenção ao desvio à esquerda que sobe junto a muro de pedra. Não existe marca e está unicamente marcado com mariolas.
A partir deste desvio é mais difícil perder o caminho já encontramos algumas marcas e este segue em grande parte ladeado de muros de pedra.
De seguida o caminho começa a descer para cruzar a Corga de Mangão e subir para Lordelo. Ao entrar nesta povoação as marcas tornam-se mais frequentes e é mais fácil seguir o percurso (atenção aos cruzamentos com outros percursos marcados e que também passam por Lordelo).
Aqui o percurso faz uma volta circular para visitar a branda do Rodrigo para de seguida regressarmos pelo mesmo caminho que seguimos desde Vilela Seca.
Ao longo do caminho encontramos água junto à casa do guarda assim como em Lordelo.
Carta militar nº 8