SERRA AMARELA [Trilho Megalitismo Britelo]
Este trilho, “perdido” no meio da encosta da Serra Amarela, encontra-se em bastante bom estado após uma recuperação recente da sua sinalética, apesar de na zona mais interior ainda faltam, ou estão em mal estado, as indicações para os diversos locais.
Saímos da povoação de Mosteirô, onde deixamos o carro. Dado que não existe muito espaço é aconselhável em ter algum cuidado de forma a não incomodar os locais.
Ao longo percurso encontramos bastantes mamoas e vários núcleos megalíticos que demonstram a importância e procura desta zona há vários milénios.
Depois de sairmos da zona da povoação subimos à zona da serra. Depois de passarmos a primeira zona de monumentos alcançamos um estradão. Logo a seguir encontramos o desvio para uma laje de pedra onde encontramos uma área de gravuras rupestres.
Regressamos ao estradão que seguiremos. Passamos pelo antigos viveiros e seguimos o caminho florestal até praticamente ele se transformar num caminho de pé posto.
Continuamos por ele até passarmos por novas mamoas e uma zona de ruínas. Aqui desviamos à esquerda para cruzarmos novamente a ribeira da Abelheira.
Seguimos o percurso até voltarmos à área florestal que envolve Mosteirô e entrarmos na aldeia novamente.
Carta militar nº 17