SERRA AMARELA [Trilho Penedo Encanto]

Apesar de ser um trilho próximo de vários acessos este trilho estava, em Março de 2019, com a sinalização bastante degradada e com vários locais onde ela nem sequer existe. Se juntarmos isso a que ela, em vários locais, partilha ou cruza com o “Trilho dos Moinhos de Parada” a situação ainda fica mais confusa.

Não se percebe bem o porquê terem marcado dois trilhos num espaço tão concentrado, e onde um único seria mais lógico e simples. Para quem só segue as marcas, e não olha para o percurso marcado num mapa, não será difícil seguir o percurso errado. Pelo menos neste momento e no estado em estão neste momento as marcações.

O trilho inicia na estrada nacional N304-1, junto à saída da povoação de Parada na direcção do Lindoso.

Aqui subimos uma pequena rampa e entramos na povoação e chegamos aos antigos edifícios da prisão, Paços do Concelho e Tribunal do Lindoso que ficavam situados em Parada.

Seguimos as estreitas ruas para sair da povoação tendo atenção com os sinais a seguir. O caminho começa a subir, passa o evidente cruzamento com o “Trilho dos Moinhos de Parada” e segue em direcção à serra.

Aqui os caminhos ainda mantém os bosques que os envolvem e os tornam verdes e frescos. Perto da zona mais alta encontramos o conjunto de oito blocos com gravuras rupestre da idade do bronze dos quais se destaca a que dá nome ao percurso.

Seguimos mais umas centenas de metros para passar uma zona, que com nevoeiro poderá se mais complicada de seguir, e iniciar a descida para Parada.

Voltamos a entrar na povoação pelo cruzamento mencionado anteriormente mas agora seguimos em frente até alcançarmos novamente a rampa por onde iniciamos.

Carta militar nº 17


Descrição GPS Folheto