DALLES CHÉSERYS – ARGENTIÈRE [via emhm]
As Dalles Chéserys é uma zona de escalada no vale de Chamonix. Situada acima de Argentière, quem sobe o vale em direcção à Suiça, tem um acesso fácil desde o estacionamento em Trélechamp.
Na maioria são vias equipadas de multi-largos com um cumprimento médio de cerca de 150 metros e entre 5-7 lances. Em muitas prevalece a escalada em placa de várias dificuldades. Esta zona é um contraforte a NE das Aiguilles Rouges e está situada entre os 1800 e os 2000 metros. Esta franja de rocha, virada a SE, tem uma boa vista para o maciço do Monte Branco, e em especial para a zona de Chardonnet e da Aiguille Verte. Dada a sua orientação é fácil encontrar boas condições mesmo após uma chuva durante a noite, o que favorece os dias menos bons em montanha. Isto faz com que seja muito procurado em dias instáveis. No entanto é um sítio quente quando o sol aquece.
Tem um acesso muito acessível (cerca de uma hora), e é bastante frequentada já que se trata do caminho para Lacs des Chéserys (2150 m) et le Lac Blanc (2356 m).
A via EMHM tem as inicias da École Militaire de Haute Montagne, a responsável pelo último reequipamento em 1995. É uma via bastante interessante, em especial no seu 4º lance em que contorna um característico tecto, e no aéreo rappel quando descemos pela mesma via.
A via está totalmente equipada pelo que só necessitamos de levar expresses e material para reuniões.
Próximo encontramos uma agulha conhecida por ser o local de uma famosa foto tirada em contraluz para o Monte Branco. Trata-se da Aiguillette Argentiere onde podemos escalar uma variante da aresta NE.
APROXIMAÇÃO
Esta parede tem uma óptima aproximação a partir do estacionamento em Trélechamp le-Haut. Se formos de carro temos um parque de estacionamento mesmo ao lado do início do caminho.
É possível ir de autocarro e temos paragem junto ao mesmo parque de estacionamento.
Do parque seguimos em direcção a sul pelo caminho que tem a indicação para Lac Blanc e La Flégère. Ao fim de uns 50 minutos encontramos uma bifurcação onde já vemos bem as paredes. Viramos à direita para alcançar rapidamente a base das vias mesmo em frente à Via Bleue (que tem uma placa destacada bem característica). A via EMHM é uma placa mais lisa uns 20/30 metros à esquerda.
VIA
Lance 1 (30m/V) – Temos três hipóteses de entrada neste primeiro lance. À esquerda a linha atravessa o centro de uma placa com um passo difícil e pequenas presas (V+). No centro, que é a linha normal desta via, através de um passo na placa com uma fissura e algumas presas seguido por um pequeno diedro que seguimos até próximo da reunião (V/V+). E por fim à direita por uma linha que começa numa placa para depois seguir um diedro mais vertical e mantido (V). Nós optamos pela linha original que segue pelo centro.
Lance 2 (40m/IV+) – lance que segue por umas placas até alcançar um ressalte com uma fissura no cimo do qual encontramos a reunião sobre a direita
Lance 3 (40m/III+) – lance fácil que atravessa na diagonal para a esquerda até à reunião que está no cimo de uma zona em degraus antes do tecto.
Lance 4 (40m/V+) – o lance mais espetacular da via. Sem ser extremamente difícil andamos quase sempre por cima de uma zona sobre prumada o que dá um ambiente bastante aéreo ao largo. Saímos inicialmente em direcção à zona de tecto que temos acima da reunião até atingir a travessia para a esquerda. No final desta seguimos na vertical. O passo mais complicado vamos encontrá-lo precisamente nesta zona mais vertical. Uns 10 metros acima temos a reunião à nossa direita.
Lance 5 (50m/IV+) – Continuamos à esquerda da reunião através um diedro seguido por um pequeno muro e logo por zona fácil de placas até atingirmos a reunião. Se optamos pela chaminé podemos alcançá-la seguindo o colo e atingir a evidente base. A chaminé não és especialmente difícil (alguns passos de IV/IV+ com botas, ou botas e crampons se houver neve/gelo) e é facilmente protegível, pelo que podemos reforçar com mais friends que os indicados se queremos estar mais à vontade. A reunião monta-se mesmo na saída da chaminé o que permite acompanhar o segundo. Também existe reunião equipada mais afastada mas não acho que haja necessidade de espaçar tanto.
DESCIDA
A via está toda equipada para rapelar. Com cordas de 60 metros é possível saltar a segunda reunião e descer directamente para a primeira.