NEDIA [Via Fissura Oculta]
Esta via poderá ser outra forma de escalarmos a parte de baixo da Nedia e de ligarmos com outra da parte superior. O início é à direita da via “Narizes” e sobe um pequeno esporão de blocos, no cimo do qual se monta a primeira reunião, para alcançar uma fissura que praticamente não se vê de baixo e daí o nome da via. Em seguida faz-se um lance onde é muito difícil colocar qualquer protecção para atingir o patamar intermédio com um lance fácil.
Para além desta via e da “Narizes” foram abertas várias outras vias como a Erea, Luso-Francesa, a via dos Morcegos ou a
A Erea foi aberta em 25 Junho 1983 por quatro espanhois, Boni, Manolo, Mano e Senen.
A via Luso-Francesa foi aberta em 29 Outubro 1986, durante o Encontro Internacional de Escalada organizado pelo Clube Nacional de Montanhismo. Participaram na sua abertura Alian Darteyron e Paulo Pereira.
Existe ainda a via dos Morcegos aberta por Pedro e Francisco Pacheco e Pedro Pelayo em 28 Julho 1987. Mais recentemente o Paulo Roxo também abriu uma via.
Poderão existir mais via, abertas especialmente pelos espanhóis, das quais eu não tenho conhecimento. Agradeço a quem saiba do traçado ou informação de outras vias que me façam chegar para as poder incluir nos croquis.