PENEDO LASTRÃO [pedorido | castelo paiva]


Croqui

Esta zona de escalada situa-se muito próximo de Castelo de Paiva e do rio Douro, tendo excelentes vista para o rio. Trata-se de um projecto idealizado inicialmente pelo João Pedro Dias, a que se juntou o Núcleo de Montanha de Espinho com o apoio do Centro Sol Nascente e do Município de Castelo de Paiva.

Após vários meses de limpeza e preparação, em Junho de 2021 são inauguradas as onze primeiras vias do Penedo Lastrão.

As paredes estão orientadas a nordeste recebendo bastante sol durante a manhã e sombra a partir das 14/15 horas da tarde. No entanto situa-se na bacia do Douro pelo que é, por natureza, um local quente no verão.

Acesso

Vindo do norte ou de sul, a melhor forma é sempre seguir a A32 (no sentido conveniente), sair na saída nº 5 para a N222 para depois seguir no sentido de Castelo de Paiva. Continuamos sempre pela N222 até chegarmos próximo da localidade de Póvoa onde vamos escolher por qual dos parques de estacionamento vamos optar.

O da esquerda no mapa é o que fica mais longe das paredes (cerca de 500 metros) mas mais fácil de chegar. Nós optamos por parar junto às casas e não exactamente no local indicado no mapa. O da direita é mais próximo das paredes mas mais sinuoso de lá chegar. Nos croquis encontram um link para puderem usar o Google Maps para chegar a cada um deles.

As vias

As vias rondam os 25-30 metros de cumprimento sendo a rocha quartzito com fissuras essencialmente verticais. Na sua maioria as vias percorrem placas com mais ou menos cantos, com algumas fissuras a complementar as possibilidades de presas.

Da nossa experiência achamos que os croquis tem as vias com uma graduação um pouco acima da realidade (isso em junho 2021). Também nos pareceu que os primeiros pontos estão um pouco altos, o que faz que uma queda nos primeiros metros possa ter consequências. O uso de um clip-stick pode reduzir esse risco. Algumas também tem o segundo um pouco afastado demais do primeiro o que pode originar uma queda ao chão se cairmos na altura que estivermos a proteger, ou o segurador estiver distraído. Mas nada de gritante e que com algum cuidado não possa evitar alguma coisa mais grave.

 

O equipamento é na sua maioria em químico inox e algumas em pernos e chapas inox.

Os promotores continuam a abrir vias pelo que em breve teremos que mais linhas para explorar. Também nesse sentido já se encontra em preparação um outro sector designado a “Casa da Malta”, a cerca de 200 metros do Penedo Lastrão, e do qual esperamos ter noticias até ao final do ano.

Face aos bons acessos, qualidade da rocha e enquadramento é efectivamente um local a visitar.

Informações

Água é necessário levar água pois não existe abastecimento perto das paredes

Dormida possível dormir em van ou similar no parque da direita (atenção à legislação).

Rocha Placas de quartzito fissurado, essencialmente de forma vertical.