TONEL [via tresmalhados no tempo]


 

 

Depois de ter escalado a via “Placas do Adriano” procurei uma nova linha que pudesse percorrer esta parede. Esta parecia ser lógica e que poderia necessitar de pouca ou nenhuma protecção fixa nos lances.

A primeira incursão foi em Agosto de 2020, e aproveitando um dia mais fresco de verão, “caiu” o primeiro lance. Este parecia ser bem mais “protegível” do que efectivamente veio a demonstrar que era. No entanto tem os pontos certos nos locais certos. Alguns deles requerem algum cuidado na colocação mas não convém desperdiçar os locais que eles não abundam. O espaçamento entre eles é também uma realidade mas dificuldade acessível ajuda.

Na seguinte tentativa o tempo fresco já não ajudou. O que parecia o início fresco acabou por ser uma aventura de fuga ao sol. Quando cheguei a meio do que seria o 3º lance estava tão seco que já não conseguia falar e comunicar com a reunião abaixo de tão seca que tinha a boca. Acabei por rapelar do grande azevinho a meio do lance e hidratar com as cervejas e outras bebidas frescas que os meus amigos (aos quais agradeço até hoje!!) que nos tinham vindo ver-nos escalar e que fizeram o enorme favor de as trazer. Nessa investida saí directo da 1ª reunião para tentar chegar o mais alto possível. O enorme atrito dos metros iniciais tornou logo evidente que teria que haver uma reunião intermédia (a actual numero 2).

Entretanto seguido do calor veio a chuva e as limitações da pandemia, o que somando à disponibilidade (ou falta dela) e o tempo limitado por ser um “guerreiro” de fim-de-semana foi empurrando no calendário a incursão seguinte.

TONEL [via placas do adriano]


Pelas informações que tenho a linha original terá sido aberta antes do ano de 1991 pelo Adriano Machado, utilizando algumas variantes ao percurso actual, e corajosamente escalando com as então conhecidas sapatilhas Sanjo. Nos anos 90 foi utilizada em formações do antigo IPDJ, altura em que possivelmente terá sido equipada quase na totalidade.

Após esse período de um uso mais intenso foi usada de forma esporádica por empresas da zona ou escalada por alguns escaladores de Braga.