ARGAOS – PICOS EUROPA [corredor esquerdo]
Já tinha percorrido o contraforte dos Argaos durante o verão através da sua aresta. Desta vez trepamos as suas ladeiras através do corredor existente entre o primeiro e segundo Argaos. Com uma aproximação relativamente curta desde o Refugio de Vegaredonda, e uma dificuldade simpática, é uma excelente opção para um dia de descanso activo ou como formação a este tipo de terrenos.
Nesta face dos Argaos encontramos vários corredores similares, uns mais difíceis do que outros mas sempre relativamente acessíveis, com comprimentos entre os 150 e os 180 metros.
APROXIMAÇÃO
A via é bem visivel desde o refúgio de Vegarredonda. Depois de o alcançarmos seguimos para a Llampa Cimera, zona do vale por cima do refúgio antigo, até alcançar o desvio para o Collado La Fragua e para o Porru Bolu. Deste continuamos uns 200 metros para iniciarmos a subida em direcção ao corredor.
VIA
Este corredor tem uma inclinação média de uns 45/50º, com um curto ressalte de 70º a meio, que em alguns anos pode não chegar a formar-se.
Começamos por uma ampla pala de neve que se vai estreitando até encontrarmos o ressalte. Após este viramos à esquerda por uma zona mais aérea para entrar numa zona mais larga por onde continuamos até ao colo entre o primeiro e o segundo Argao.
DESCIDA
Para descer podemos usar o canal central que desce desde o colo entre o segundo e o terceiro Argao ou então optar por descer para a vertente contraria até ao caminho de acesso para a norte de Peña Santa Castilla ou Torre Santa Maria Enol através do Collado de la Fragua.