SERRA FREITA [Zona de Cabaços e Merujal – Misarela]


Acessos e História

As paredes de Cabaços e Merujal situam-se na Serra da Freita, perto de Arouca, também conhecida como Misarela. As duas tem o mesmo nome das povoações junto às quais se situam.

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Nada é Bom”

 

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Operação Norte”

As primeiras escaladas de que tenho conhecimento foram efectuadas na zona de Cabaços, mais especifica-mente na parte inferior, por elementos do Clube Nacional de Montanhismo nos inícios dos anos 90. De forma aproveitar a deslocação à zona para escalar as vias existentes na cascata começou-se a abrir, ainda com entaladores, as vias possíveis de escalar dessa forma e a equipar os tops.

Entretanto no ano de 2007 durante a preparação para um encontro de montanha equiparam-se novas linhas na zona de Cabaços e abriram-se as zonas de Merujal e Sra. da Lage.

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços, zona superior – Via numero 4

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Síndrome Vertiginoso”

Infelizmente os equipadores não se deram ao trabalho de respeitar o trabalho existente e (para o bem e para o mal) varias linhas, que se já estavam abertas e que se escalavam com entaladores, foram também equipadas.

No que se refere à zona da Sra. Lage, devido a se situar numa zona com bastante humidade que favorece o crescimento de musgo, a só ter os tops equipados e a qualidade da rocha não ser a melhor, encontra-se neste momento (2016) praticamente abandonada.

Escalada Misarela, Freita, Zona Merujal

Zona Merujal – Via “Escada Rolante”

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Lagartixa”

Nos anos seguintes abriram-se várias novas linhas, quase todas elas de dificuldades superiores às que já existiam, aumentando assim as potencialidades desta zona.

Em Março de 2023 abri uma nova linha entre “Paloma” e a “Bivaque do Morcego” chamada “Quatro Estarolas”, com o apoio o Clube Nacional de Montanhismo. Ficam praticamente terminadas as possibilidades de novas aberturas na parede inferior.

No ano de 2016 um grande incêndio percorreu as Serra da Freita e S. Macário chegando a muito perto das paredes de Cabaços.
Na sua base passa o percurso do PR7 para quem gostar de complementar a actividade a realizar. Como em todas as zonas de escalada por favor tragam o lixo de volta, especialmente os fumadores e os seus filtros dos cigarro. O mesmo se passa com a destruição dos arbustos na base das paredes. Por favor partam os arbustos inteiros por o ramos vos está a fazer comichão!!


 

 

Tags: