HOCES DE VEGACERVERA [zona escalada]
O vale de Hoces de Vegacervera é um histórico e mítico local de escalada situado a cordilheira cantábrica, a menos de uma hora a norte de Léon. É talvez um dos locais de escalada mais importantes desta zona.
Em poucos locais conseguimos encontrar dezenas de vias cujo início é quase à “porta do carro”. E não estamos a falar só de vias de 20 metros equipadas. Uma grande parte são vias entre 70 e os 150 metros onde o (bom) uso dos entaladores é obrigatório. Aqui encontramos placas tombadas com aéreos espaçamentos, muros verticais, grandes tectos de artificial complicado ou vias duras para os mais treinados.
A rocha é um calcário excelente. É, no entanto, menos aderente do que, por exemplo, a zona dos Picos da Europa. É mais “polido” pela água do que o calcário “agressivo” criado pela acção da neve e gelo existente nas zonas altas.
Este resumo só pretende ser uma introdução, situar e dar a conhecer a enormes possibilidades deste vale. Vou tentar juntar aqui algumas das informações e dicas que me deram jeito quando tentei escalar nesta zona. No mapa abaixo podemos (mais ou menos) ver os diversos sectores ao longo do vale. Se clicarmos neles vemos a lista das vias que consegui identificar em cada um dos sectores. Não é suposto ser uma lista exaustiva, mas agregar, dentro do possível, as mais conhecidas.
Direcções acesso no Google Maps
O grau em Vegacervera é algo “característico”. Para quem tem o primeiro contacto pode achar que daria pelo menos mais meio grau a alguns passos.
Vegacervera não é uma zona ideal para se escalar no inverno, pois é extremamente fria. Vários sectores ficam mesmo à sombra praticamente o dia todo o que piora a situação. No entanto o sector Hoces Free (escalada desportiva) recebe bem o sol dada a sua orientação já um pouco fora do vale propriamente dito.
É precisamente esta orientação que o faz mais agradável da primavera para a frente. Com excepção dos dias muito quentes, existe sempre uma via, ou largo, possível de escalar à sombra. Nem que seja nas primeiras horas da manhã, onde as paredes do lado direito do vale se mantêm na sombra mais ou menos até à hora de almoço. Nesta hora um banho no rio é uma opção excelente para fugir ao calor.
No que se refere à aproximação, para algumas das vias e sectores é necessário atravessar o rio para ter acesso à sua base. Isso faz com que no inverno ou primavera existam zonas onde a quantidade de água, e a força na corrente, impeçam totalmente o acesso a essas linhas. Temos que ter alguma atenção na escolha das vias nessas alturas.
Para o sector canal é possível aceder a este através do próprio canal. Para tal é necessário cometer uma “ilegalidade” (pelo que deixo ao critério e responsabilidade de cada um a decisão de a seguir). Acima da ponte sul encontramos uma pequena barragem. Ao lado desta existe um canal por ela é suposto desviar a água. Com frequência as comportas estão fechadas e o canal fica seco. Nessa altura é possível “saltar” as vedações e entrar dentro do canal. Seguimos até chegar à primeira abertura junto à via “Mejor Fumarla que pacerla”. Esta parte é em túnel pelo que será melhor levar um frontal. Recordo que se trata de um canal de descarga pelo que é da responsabilidade de cada um optar ou não por este acesso.
Para ficar encontramos vários alojamentos em Vegacervera, localidade a uns 2kms abaixo do vale. Além de um parque de campismo para tendas e com bungalows, existe também um campo de férias que aluga pequenas cabanas de madeira com wcs comuns. Para quem vai de carrinha existem vários locais onde é possível parar para passar a noite.
A parte pior é encontrar local para comer fora da época alta de julho ou agosto. Tirando o parque de campismo, com hamburgers e pouco mais, o sítio mais garantido é Boñar a uns longínquos 25 kms. Existem mais restaurantes, mas não é certo que os encontremos abertos. Pode ser melhor opção trazer e cozinhar.
Para estacionar à uns dois ou três locais ao longo da estreita estrada ao longo do vale. A sua maioria encontra-se na parte sul. De qualquer forma o mais longe está à longa distancia de 400 metros da entrada do vale…
Nos links abaixo podem encontrar croquis das vias que constam no mapa e pretende agregar do que pude encontrar na internet.
Agradeço aos sites, blogs, foros, etc, etc e a todos que de forma desinteressada partilham esta informação para que outros escaladores possam ter a indicações necessárias para visitar Hoces de Vegacervera.
Se por acaso detectarem algum erro, ou identificarem alguma via que esteja em falta, por favor partilhem a informação que tentarei actualizar a informação.
01.Sector Parede da Moda
- DE NATURALEZA SALVAJE MD sup (6b+) 80m
- DELFIN NEGRO – MDinf (6a) 170m
- EDEN ROCK – MD inf (V)+ 170 m
- EL CIPOTE – MD sup (6c+ A0) 170 m
- FRANCISCA PRIETO 75m (6a+)
- FUTURO INCIERTO MD (6b+) 170 m
- INDEPENDENCIA 120 m (V+) MD
- Integral del Vicio (6a) 190m
- JOHN LENNON – MD (6b) 170m
- LA VIDA DEL RETIRADO 150m MD (6c)
- LOS INFUNGIBLES 200m (6b)
- Mayco – 160m MD inf (6a)
- PARÁSITOS – 120m MD 6c (6a A1)
- SUCIO INDECISO (V)
02.Sector El Seso
- Alien MD inf (6a)
- Chili-Robo MD sup (6b+) 110m
- Diedro Borvic MD sup (6a+)
- Los Aprendices de guardian MD sup (6c+) 100m
- Senor Risitas MD sup (6b) 55m
- Si Bemol Sostenido MD (6a+) 120m
- Sindrome de Estocolmo MD sup (6b) 65m
- El Seso -Via …….. MD (6b) 50m
03.Sector Tubo de Guardia
- CUANDO EL BARCO SE HUNDE LA RATAS SALTAN 100m MD sup 6c (6b A0)
- Espiritu de contradiccion 125m (6c A0)
- VIVA EL ROCK AND ROLL MD inf 100m MD inf (6a+)
04.Sector Calorros
- DIAS DE VINO Y ROSAS MD inf (V+) 140 m
- EL FILANDON MD Inf. 140 m. (V+)
- EL PRINCIPIO. 70 m. MD (6b+)
- LO QUE HA DE VENIR. MD Inf 140m (6a)
- NECIOS AL RASTRO (6a+) 120m
- SANTA IMAGEN. MD inf (V+) 140m
05.Sector El Druida
- EL DRUIDA MD sup (V+) 160m
- Fisura Juan Carlos – MD inf (IV+)
- LA MANDRÁGORA MD (6b) 160m
- LA SELVA – 70m D Sup (6a)
- MERENDERO ATÓMICO – 160m AD (V)
- SIN TI NO SOY NADA – 90m MD (6b)
- SUMMERTIME – MD inf 100m (6a)
06.Sector Canal
- Mejor fumarla que pacerla MD (6a) 125m / (descrição MontanhaEscalada.com)
- CREO QUE SOY UN PARANOICO 70m MD inf (6b)
- Everest 99 MD inf (6b)
- LA AVENTURA DE LAS PLANTAS – MD (6a) 125 m
- LA CRISIS – D (V-) 110m
- LA DIVERSIÓN ESTA EN LA NO EXPANSIÓN + SED DE AVENTURA – 100m MD Inf (6a)
- LOS SECRETOS DE LAS HOCES – MD (6a-A1) 6a+ 150m
- ME CAGO EN EL FACEBOOK Y EN TODOS SUS AFILIADOS – 100m D Sup (6a)
- PAUL McCARTNEY – 70m D (V+)
- SENDERO GABONI – 100m MD inf (6b)
07.Sector Puente Sur
- ASESINATO SACRILEGO – MD sup (6a) 75m
- ATILA – (IV) 150m
- ENCUENTRO INESPERADO – MD inf (V+) 190 m
- LEVITACION TRASCENDENTAL – MD (6a+) 130m
- Lucifer – D (IV+) 150m / (Descrição MontanhaEscalada.com)
- Ramonin – AD sup (IV) 140m
08.Sector El Nani
- EL POETA – D Sup (V) 220 m
- HERNAN LLANOS – DESMADRE – MD inf (6a A1) 230 m
- ORUJO DE MIEL – MD (6a) 6b 230m
- Sangre Sudor y lagrimas – MD sup (6b+)
09.Sector Tres Tectos
- HASTA AQUÍ SIN GASOLINA – 290m MD (6b+) V+ A1
- La Vuelta a la Manzana – (6b A1)
- Little Think – MD sup (6b A1+) 270m
- Luna Nueva + Salamandra Escarlata – MD sup (6a+) 260m
- Simbionte – ED inf (6a+ A2) 180m
- Utopia – ED inf (6b A1)
10.Sector El Taxi
11.Sector Cagaleras
- Cagaleras + Tears for Fears – 100m MD inf (6b)
- Cagaleras Descompuestas – MD inf 100m (V+ A1) + Torios Wall – MD inf (V+) 100m
- Espasmo Vacuno – MD 90m (V+ A1) + Venganza Dalila – MD 130m (6a A1)
- Toma Ya – MD sup 100m (6b+ A0) + La de Jose – MD 100m (6a A1)
- TORIOS WALL – 100m MD inf (V+)
12.Sector Chachi Guai
13.Sector Viejos Roqueros
14.Sector Cara de Indio
- Aldebaran – 120m MD sup (V+)
- BENDITA BENEMERITA – 300m MD (6b+)
- CONTROL DE ALCOHOLEMIA 90m MD (6b+)
- Fantasia – 155m MD (6a)
- LA CARA DEL INDIO – 130m MD (6a+A1)
- REUNION DE TRES ESTRELLAS – 125m MD 6b+ (6a+-Ao)
16.Sector Fluido Rosa
- Fluido Rosa – 160m (V+-6a) variantes + Quadrophnia – 155m (V)
- MARIANA – 120m MD Sup (6b+)
- Fluido Rosa – MARTIN VIDAL – 140m (6a+)
Água – é necessário levar água pois não existe abastecimento perto das paredes.
Dormida – existem vários alojamentos na zona. Podemos sugerir o albergue El Chalten e o parque de campismo Las Hoces de Vegacervera. Em ambos existem bungalows.
Rocha – calcário, na sua maioria de excelente qualidade
Previsão Meteorológica



