PICO MURCIA [norte directa]

Este cume situa-se no parque natural da montanha palentina, perto da cidade de Guardo. No inverno de 2013 fiz uma actividade com um grupo cujo objectivo era a sua face norte por uma via já existente mas a intensa chuva de sábado, e que nos acompanhou durante a viagem desde Portugal, fez os seus estragos. As várias avalanches que percorreram a entrada da via norte fizeram que optássemos por uma linha mais protegida e segura. Pelo que consegui apurar com escaladores espanhóis habituais desta zona terá sido uma abertura. No domingo saímos de Campooredondo de Alba em direcção a Cardaño de Arriba. O dia ainda estava com bastantes nuvens e muito vento mas parecia quer aguentar. Subimos o vale de Valcabe e a partir da segunda ponte passamos a ter neve continuamente.

Croqui da via Norte Directa no Pico Murcia

Com as chuvas dos dias anteriores estava húmida e afundávamos um pouco depois de quebrar a crosta de neve provocada pelo frio da noite anterior. Após umas duas horas de penosa aproximação chegamos há base da norte. Com pena vimos a numerosa avalanches que tinham caído no dia anterior desde a parte superior em quase toda a cara norte. E agora?

 

Após alguma observação optamos por uma linha à esquerda da via da Cara Norte com o inicio protegido por uma grande zona de rocha que nos permitiu equipar em segurança. A linha segue uma serie de zonas protegidas por grandes blocos de rocha que permitem montar boas reuniões. Ao chegar a uma característica zona de rochosa, antes das palas superiores, contornamos pela esquerda (a via da Cara Norte segue pela direita) e atingimos uma zona menos inclinada que nos leva até ao cume.
Toda a via dá para realizar reuniões em rocha com excepção das palas finais onde uma estaca ou âncora de neve nos dão muito jeito.
A quem a repetir que nos deixe o seu comentário.


Descrição Mapa GPS Google Earth