POIARES [zona escalada da fraga]

A zona de escalada de Vila Nova de Poiares – ou da Fraga – situa-se no centro do país junto à vila do mesmo nome. Fruto da iniciativa do Bruno Gaspar, e na sequência de uma colaboração entre a Câmara e FPME – Federação Promotora de Escalada de Competição, esta zona foi criada em 2019.

Com dificuldades entre IIIº  e o 7b+ (em Julho 2023) é composta por quatro sectores. O “Penedo da Desgraça”, onde foi aberta a primeira via (ainda com entaladores), “Rua Sésamo”, o sector com vias mais fáceis, “Miradouro” e “Penedo do Mouro”.

Todos os sectores têm aproximações relativamente curtas e acessíveis, o que permite que famílias e mais novos possam facilmente chegar à sua base. Este principio foi um dos principais objectivos de quando foi aberta esta zona. Uma outra vantagem para este grupo (e não só) é a proximidade do complexo de Piscinas da Fraga.

Em termos de orientação os sectores “Penedo da Desgraça” e “Rua Sésamo” estão virados para Leste permitindo uma escalada agradável durante a manhã no inverno e nas tardes de verão quando estão à sombra. Os Sectores “Miradouro” e “Penedo do Mouro” estão virados a sul estando mais expostos ao sol durante o verão, mas por outro lado tem umas melhores vistas para o vale da Fraga e Vila Nova Poiares.

Acesso no Goggle Maps

O estacionamento é excelente e mesmo junto à estrada. A rocha é um quartzito bastante aderente e onde prevalece o canto/reglet . Das vias que escalamos pareceu-nos que a graduação estará sobrevalorizada cerca de meio grau. Mas o grau é também muito pessoal…

O local é extremamente agradável e merece bem a visita.

Na nossa visita detectamos um ninho na zona das vias “Stop the Fight” – “Senhor Nhenherre” o que indica que poderá visitas anuais pelo que será de ter atenção a esse pormenor.

Informações

Água perto das paredes não existe água. Junto à capela de Alveite Grande encontramos WCs e ponto de água. Possivel no complexo de praia da Fraga ou, o melhor, vir abastecido.

Dormida existe um parque de autocaravanas em Vila Nova de Poiares. Não existe nenhum parque de campismo próximo e perto das paredes não é agradável. Podemos ver mais hipoteses na pagina da cãmara (https://cm-vilanovadepoiares.pt/visitantesa/onde-dormir).

Rocha a rocha é quartzito muito aderente e com cantos. Muito aconselhável o uso do capacete!

Altura do ano o melhor é evitar os meses mais quentes já que zona é quente por natureza. De resto é possível escalar todo o ano.

Tags: